ACIL Jovem é Inovação Inclusão Capacitação Experiências ideias

Acompanhe nossas redes sociais   |

Nosso Blog

Qual o papel do Lageano no Desenvolvimento de Lages?

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Núcleo do Jovem Empreendedor (ACIL Jovem) da Associação Empresarial de Lages recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alvaro “Joinha” Mondadori, na reunião semanal, realizada na terça-feira, 10 de agosto, no Restaurante Bistrô, com a Pauta: Qual o Papel do Lageano no Desenvolvimento de Lages? 

O secretário compartilhou com o grupo, o interesse de muitas empresas em se instalarem em Lages, e alguns investimentos que já são realidades, entre eles estão: Cassol Centerlar, Brasil Atacadista, C&A, Pernambucanas, Mc Donalds. Destacou ainda dificuldades, como a falta de mão-de-obra qualificada e o fato de algumas pessoas terem restrições quanto ao horário de trabalho. “Elas precisam trabalhar, nós oferecemos a vaga e elas não aceitam trabalhar aos finais de semana e a noite”, salientou.

Joinha evidenciou este, como um problema cultural que afeta diretamente o desenvolvimento local, afinal as empresas fazem grandes investimentos, mas esbarram em necessidades comuns, como a contratação de mão-de-obra qualificada ou de histórico de trabalhadores que ficam na empresa, apenas até completar o prazo para ganhar o seguro-desemprego, ou ainda de não querer abrir mão do lazer do fim de semana, em detrimento das responsabilidades de um trabalho. 

O secretário também falou sobre a parceria firmada com o Banco da Família, para liberação de recursos para os Microempreendedores Individuais (MEI’s) através de empréstimos pelo Programa Juro Zero. De acordo com ele, desde o início da parceria, há 34 dias, já foram solicitados mais de R$ 900 mil reais em empréstimos, cerca de 180 pedidos. “É dinheiro que irá circular diretamente na economia local e é papel do lageano prestigiar o comerciante daqui para que esse ciclo possa gerar desenvolvimento”, destacou ele. 

Sobre turismo, ele citou iniciativas públicas e privadas que estão em desenvolvimento, que envolvem especialmente as riquezas naturais da região, como Coxilha Rica, entre outras, onde estão sendo colocadas placas de sinalização, visto a grande circulação de turistas, mas, que precisam ser valorizadas e preservadas pelos cidadãos locais, assim como auxiliar a prefeitura a  manter a cidade limpa e embelezada, para os moradores e visitantes.

O Coordenador do Núcleo Elisandro Vieira, reforçou a provocação do que é o papel do Lageano no Desenvolvimento de Lages? O núcleo, assim como o secretário, chegaram a conclusão, que isso passa fortemente pela valorização das coisas locais pelo seu povo, afinal, tem muita gente vindo de fora, se encantando com a região e aqui fazendo investimentos, enquanto isso, muitos ainda pensam em ir embora daqui, ou mesmo falar mal, quando na verdade, deveriam ser os maiores divulgadores e protagonistas do desenvolvimento desta terra cheia de encantos. 

“Temos em nossa região um potencial imenso, no que diz respeito a cultura regionalista, gastronomia típica, história, belezas naturais, aspectos climáticos, patrimônios arquitetônicos entre outros, e as oportunidades para gerar negócios através da preservação de tudo isso, são muitas, não podemos mais concordar com quem acredita que aqui as coisas não dão certo, pois o desenvolvimento de um território, depende diretamente de seu povo, seja empreendendo, ou simplesmente, escolhendo e monitorando o trabalho de seus representantes políticos” Concluiu Elisandro, agradecendo a presença do secretário e nucleados.

Mais Lidas